Um país de dimensões continentais, a Rússia pertence à Europa e Ásia, são 17 milhões de km². Faz fronteira com 14 países, e conta com 11 diferentes fusos horários. Embora seja um país enorme, apenas duas cidades se destacam aos olhos dos turistas: Moscou e São Petersburgo.
Visitar a Rússia é como assistir à uma aula de história a céu aberto, todo lugar que você olha tem cultura, tem beleza e lógico muita imponência. Para entender e aproveitar bem sua viagem, é preciso saber que durante muito tempo a Russia foi um império, pois os palácios espalhados em todos os lados contam essa história. Também é necessário saber, que em um certo ponto da história a Russia passou por uma revolução em que se tornou socialista, depois comunista… E eu paro por aqui, pois é uma história complexa, mas que se conta por si só quando chegamos nesse país lindo e único.
Como dito anteriormente, saber dos detalhes históricos é muito importante para entender tudo que você vai ver durante a viagem. Um exemplo disso é o Hermitage também chamado de Palácio de inverno, este foi a residência dos Czares em São Petersburgo, e hoje abriga um museu com mais de 3 milhões de obras. Se formos mais adiante na história, podemos citar o Metrô de Moscou, construído na era Stallin, chamado de Palácio Subterrâneo, que para se ter uma ideia foi construído a 80m abaixo do chão, demora 3 minutos de escada rolante e é todo decorado com estátuas, mármores e vitrais.
Nós brasileiros não necessitamos de visto para visitar a Rússia, apenas um passaporte válido, mas a minha sugestão é: contrate um guia! Além de ser muito difícil achar um russo simpático e que fale inglês, os guias tem muito a nos ensinar.